quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Deck Building - Deck Selado


Muitos jogadores iniciantes e até alguns mais experientes encontram dificuldades em construir um deck em eventos de Deck Selado como os Pre-Releases.
E com a chegada de Retorno a Ravnica essa duvida retorna a aterrorizar os corações dos jogadores.

Então resolvi condensar algum material para auxiliar essas almas perdidas no caminho da luz!
Nesse tópico iremos ver dicas e ideias que devem ser mantidas na cabeça ao se construir um deck a partir das cartas que o destino nos dá. Afinal se a vida te dá seis boosters, faça o melhor deck de 40 cartas que conseguires.


  • O que se deve considerar quando se for construir um deck selado?
  • Quais cores eu devo jogar.
  • Manter-se em duas cores ou arriscar incluir uma terceira.
  • Com quais mágicas e criaturas dessas cores jogar.
  • Identificar combos em potencial que valem a pena jogar.
  • Manter uma boa curva de mana entre suas mágicas.
  • Quais terrenos melhor ajudam suas mágicas.
  • Quais são suas opções para o side-deck.
 Em média você tem 45 minutos para listar e construir seu deck, pode parecer bastante tempo, mas quando você tem decisões difíceis a serem tomadas o tempo pode passar mais rápido que você imagina. Iremos olhar cada aspecto individualmente e explicar o que você deve procurar em relação a cada um deles. Espero que uma vez que você saiba o que procurar, você consiga aproveitar o tempo ao máximo.


Escolhendo as cores


A melhor maneira de se começar é abrir seus boosters separa-los por cor e lista-los, fazendo isso você pode usar o resto do tempo para construir seu deck, deixar essa tarefa para depois pode acabar apressando esse processo delicado.
Após isso a dica é olhar todas as cartas de todas as cores separadamente removendo aquelas que não sejam consideradas jogáveis. Algumas cartas podem permanecer em sua lista se por acaso elas funcionarem de alguma maneira, mas existem cartas que não jogariam em nenhuma circunstancia e é melhor coloca-las de lado e esquecer elas totalmente.

 
Uma vez que a separação tenha sido feita é a hora de checar quantas cartas boas você tem de cada cor. É também a hora de procurar por "Bombas" (Cartas fortes que irão te puxar para as cores delas). É de bom grado também prestar atenção a qualidade como um todo das suas criaturas; existem em sua pool criaturas que terão impacto no jogo devido a seu tamanho ou habilidades? Não existe utilidade de se ter um monte de criaturas que são pequenas e não tem habilidades uteis. O mesmo se aplica as mágicas em cada cor; anote todas as remoções que você tem, já que essas cartas são importantes. Também preste atenção se você tem uma boa variedade de custos entre suas criaturas; não ajuda muito ter só bichões que custam cinco manas ou mais e aumentar suas chances de "zicar na mana" e mesmo se você conseguir comprar o número certo de terrenos você pode estar morto antes de baixar algum deles.



A chave para o sucesso é o equilíbrio. Preferencialmente uma boa variedade de custos de invocação, começando com uma ou duas manas, e subindo até criaturas com custos de mana de quatro ou mais. Evasão é sempre bem recebida (criaturas com Voar ou Amedrontar) para você conseguir atacar seu oponente em diferentes métodos. Nesse formato é bem comum aparecerem criaturas de custo baixo então é sempre aconselhável compensar isso colocando criaturas pequenas em seu deck para não ficar muito atrás de um oponente que consiga uma largada rápida. Em termos de números depende-se muito de quão boa são suas mágicas e criaturas. Um bom n´mero é ter entre 12 a 14 criaturas, mas não existe a necessidade de colocar criaturas péssimas no lugar de boas mágicas. Se você tiver muitas cartas de remoção em sua pool, por favor, use-as, só tenha certeza que suas criaturas são boas o bastante para conseguir vencer o jogo com elas.
Depois de decididas quais cores são as melhores, é uma boa ideia pegar suas duas melhores e ver o que tipo de deck você consegue fazer utilizando as melhores cartas dessas cores juntas.  Algumas vezes você descobrirá que só tem 18 cartas após esse processo, a solução é então adicionar uma terceira cor, mas se você encontrar 24 ou 25 cartas boas de apenas duas cores esse é o melhor caminho.
Mesmo se você conseguir fazer um deck de duas cores, nem sempre isso quer dizer que você deva. Mesmo se você conseguir fazer um deck branco e vermelho, você deveria pensar na possibilidade de remover algumas das suas piores cartas e substitui-las por cartas melhores de uma terceira cor. Normalmente essas cartas dependem das cartas que você conseguiria adicionar. A decisão de adicionar uma terceira cor pode ser facilitada se você tiver alguma maneira de conseguir um auxilio nessa estratégia. Cartas que procuram terrenos auxiliam em muito nesse formato e terrenos que gerem mana de mais de uma cor também.

Fazendo o corte

Uma vez decididas quais serão as cores de seu deck é hora de decidir quais cartas irão ou não serem utilizadas. Tipicamente as primeiras 16 a 20 cartas são bem fáceis de serem escolhidas. As caretas mais poderosas de sua pool serão automaticamente encontradas e incluídas. Sempre são as últimas cartas que precisam de mais atenção já que existe a possibilidade de se comprar elas ao invés das cartas boas durante as partidas.
Uma maneira de resolver esse dilema é analisar quais são os combos em potencial ou a sinergia entre as cartas que possam vir a serem adicionadas a seu deck.
Uma vez que as cartas certas foram encontradas você saberá as 23 cartas que farão parte de seu deck principal. Normalmente nesse formato 23 é o número mágico a ser procurado, pois te deixa com 17 slots de terreno que é o numero indicado. Após você analisar sua curva de mana e outros geradores de mana de seu deck você pode aumentar ou diminuir esse número em um.
Construindo sua base de mana
Uma vez que sua que você tenha escolhido suas mágicas você precisa decidir com quais terrenos você irá jogar. Se você tirou um terreno que gere duas manas que serão utilizadas já temos uma carta incluída com certeza. Se ela tiver alguma desvantagem por entrar virada ou alguma ou coisa ela pode vir a atrasar um pouco seu jogo, mas é um pequeno preço a ser pago por um terreno que gere duas cores de mana.
Uma boa regra a ser seguida para decks de duas cores é dividir os terrenos em proporções de 9/8 ou 10/7 em favor da sua cor mais proeminente. Mas atenção, sua cor proeminente pode não ser a com mais mágicas. Você pode ter tirado cartas que façam diferença no jogo e dependem de mais manas da sua cor para serem jogadas. Se você está adicionando uma terceira cor, tenha em mente de apenas adicionar cartas que necessitem de uma mana colorida daquela cor. Se você adicionou apenas uma carta da terceira cor adicione um terreno que gere mana daquela cor. Duas ou três cartas da terceira cor requerem dois terrenos e quatro ou mais cartas da terceira cor requerem quatro ou até mesmo cinco terrenos para suporta-las. A média mais comum vista em eventos de decks selado é 7/7/3, onde cada cor principal tem sete terrenos e sua cor terciária tem três.
Quando estiver construindo sua base de mana, também leve em consideração que outras maneiras você tem de gerar mana. Outra regra geral é retirar um terreno para cada duas mágicas que possa de gerar mana. Se você tiver uma carta que busque terrenos no deck e uma criatura que gere mana você pode jogar tranquilamente com 16 terrenos. Se você tiver duas cartas de cada delas 15 terrenos são mais que o suficiente.

Checando a curva de mana

Uma das últimas coisas que você irá fazer com seu deck é checar sua curva de mana. Para aqueles não acostumados com a terminologia, curva de mana é simplesmente a distribuição entre mágicas de custo de mana baixo e de custo alto. Esse formato é razoavelmente então é bem interessante incluir um bom número de cartas e mágicas de duas ou três manas. Mas tente manter o nível das mágicas alto, não coloque cartas ruins no deck somente pelo custo, mas mantenha em mente que sempre é bom seu deck ter cartas interessantes para serem jogadas nos primeiros turnos do jogo.
Se esse não for seu caso talvez esteja na hora de trocar algumas cartas ou até mesmo alguma cor. Uma boa curva de mana é tão importante que você pode vir a jogar com cartas não tão boas apenas para ter certeza que seu deck funcione como um todo.

Sideboard

Chegamos ao final, e o último item é checar seu sideboard. Em formatos Limitados qualquer carta que não estiver em seu deck principal é considerado seu sideboard e você pode alterar seu deck o quanto quiser após o primeiro jogo de cada partida. Você pode trocar cartas individuais, então preste atenção a cartas como Remoções de Encantamentos e outras cartas que você pode vir a usar contra cores específicas ou decks específicos.
Você também pode “sidear” uma cor especifica se precisar. Tudo vai depender de adaptar seu deck para vencer a estratégia do deck do oponente.


Espero que esse post possa ser de alguma valia a todos e esperamos vocês no pre-release.

Abraços
Equipe Dice Hobby Store

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